segunda-feira, 28 de maio de 2012


O que é ciberativismo?

É uma forma de ativismo pela internet, também chamada de ativismo online ou digital, usada para divulgar causas, fazer reivindicações e organizar mobilizações 

http//planetasustentável.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo

Pelo que li é uma maneira de lutar pelos seus direitos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

"netiqueta"

A “NETIQUETA”
Como se comportar corretamente no mundo virtual
  • Maiúsculas: textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o itálico ou negrito, mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.
  • Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta da língua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer, como usar “mais” em vez de “mas”, “e” em vez de “é”, “de” em vez de “dê” e assim por diante.
  • Pontuação: por mais informal que seja, o interlocutor pode não conseguir acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de pausas. Por isso, atenção à pontuação e a divisão de parágrafos.
  • Respostas: ao enviar respostas em fóruns, listas de discussão ou debates em redes sociais como o facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está falando ou a que esta se referindo. Copie e cole um trecho da questão, dê nome ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta sem referência às mensagens prévias nas quais você se baseou.
  • Público x privado; questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com o que se publica é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficaram registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evita também de publicar informações que possam lhe causar problemas, como críticas ao seu chefe ou seu endereço.
(Revista Língua Portuguesa - ano 05 n 64)

segunda-feira, 14 de maio de 2012