sábado, 2 de junho de 2012

Como se Proteger na Internet


A primeira dica e a mais importante de todas. Quando for fazer alguma transação bancária ou compra pela internet, use sempre o seu computador pessoal, nunca no trabalho, lan house ou computadores compartilhados por muitas pessoas. Porque não se sabe o que se tem instalado nessas máquinas, logo, esse ato seria considerado uma roleta russa. Quando eu falo seu computador, presumo que sua máquina esteja com todas as medidas de segurança tomadas (como anti-vírus e atualização em dia).
Não acesse páginas desconhecidas ou links fornecidos por e-mail, não acesse e-mails informando sobre dívidas e pendência No caso do Internet Banking (de qualquer banco), observe atentamente a tela em que sua senha é solicitada. Observe a figura do cadeado, caso tenha dúvidas da procedência do site, o banco tira suas dúvidas de segurança, leia antes de digitar sua senha.
Para proteger as senhas, evite combinações óbvias, como números seqüenciais, datas de nascimento, telefones. Se possível misture letras e números. Se você tem memória fraca para decorar senhas, use combinações mnemônicas, onde são mais seguras que as convencionais justamente porque fogem das opções convencionais, como por exemplo: hacker = h@cK3r , rafael = r@f@3l. Outra recomendação também pode ser a troca regular de sua senha.
Essas foram algumas dicas de como se virar na internet sem maiores sustos. Lembrem-se sempre que a inocência ou excesso de confiança do ser humano são as maiores vulnerabilidades de qualquer sistema.
E você, tem alguma dica bacana para contribuir? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.